O primeiro dia de festejos farroupilhas foi marcado por apresentações artísticas, posse da patronesse e acendimento da chama crioula.

No início da noite desta quarta-feira (13), o grupo de cavaleiros que compõem a Cavalgada da Integração - da Chama Crioula - trouxeram até a Praça das Bandeiras, onde está situado o tradicional Galpão Crioulo, a Chama Crioula, onde foi acessa a centelha marcando oficialmente a abertura dos Festejos Farroupilhas 2023.
Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

A abertura dos Festejos Farroupilhas 2023 contou com a participação de autoridades, como: Prefeito Sávio Prestes, Secretário de Turismo e Cultura Jorge Munhóz, Vice-presidente do Legislativo Municipal, Renan Delabary, do Comandante da Brigada Militar, Berildo Ferreira, do Presidente da Associação Tradicionalista José Benitto Chiappetta, Valdeci Souza, do Sr. Grinaldo Lima, que assumirá em breve a direção da Associação Tradicionalista, do Sr. Bento Arlei, representante do grupo Cavalgada da Integração, do Patrono 2022, André Rocha e da atual Patrona dos Festejos Farroupilhas, Sr.ª Maria da Graça Pires de Rodrigues.
Ainda para abrilhantar a primeira noite de festejos, foi realizada a troca de faixas de prendas e peões municipais do ano de 2023.
Confira:
  • 1ª Chinoquinha dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Martina Costa Remedi;
  • 2ª Chinoquinha, Rebeca Freitas de Goés;
  • 3ª Chinoquinha, Maria Tereza Silveira Sutero;
  • 1º Piazito dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – João Inácio Soares Barbosa;
  • 1ª Prenda Mirim dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Cecília Dias Lopes;
  • 2ª Prenda Mirim – Antônia Machado Severo;
  • 3ª Prenda Mirim – Laura Nascimento Bitencourt;
  • 1º Gúri dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Jorge Eronides Vieira Batista;
  • 1º Peão dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Eduardo Camargo Machado;
  • 2ª Prenda Adulta dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Joana Simões Jacobsen;
  • 1ª Prenda dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Sofia Rodrigues de Lima;

Concurso de Intérprete abre a semana de provas dos Festejos Farroupilhas 2023

Na noite desta quarta-feira, dia 13, o início dos Festejos Farroupilhas 2023 teve como programação no Galpão Crioulo, o Concurso de Intérprete (Solista Vocal).
Vários participantes de Piquetes, DTG e CTG representaram muito bem com suas vozes as suas respectivas entidades.
O Concurso foi dividido em três categorias: mirim, juvenil e adulto, ambos feminino e masculino. No concurso, cada participante interpretrou uma música de sua escolha dentro do cancioneiro Rio-grandense, conforme regulamento.
A comissão julgadora foi composta por três jurados, sendo eles: Bianca Munhóz de Oliveira, expoente tradicionalista, Guilherme Alves Marques, declamador e compositor e Antônio Carlos Boeira, participante de vários festivais nativistas, sendo vencedor de vários deles.
Coube a comissão julgadora avaliar o ritmo, a afinação, a interpretação, fidelidade à letra e o grau de dificuldade da canção.

Confira os vencedores:

• Mirim Feminino:
    1º lugar: Amália Costa Remedi = Pontuação final: 22,3 (CTG Marco das Águas)

• Mirim Masculino:
  • 1º lugar: Jorge Eronides Vieira Bastista = Pontuação final: 19,9 (DGT Tropeiros da Esperança)
  • 2º lugar: João Inácio Soares Barbosa = Pontuação final: 19 (CTG Marco das Águas)

• Juvenil Feminino:
  • 1º lugar: Joana Simões Jacobsen = Pontuação final: 27,3 (CTG Marco das Águas)
  • 2º lugar: Bethânia Teixeira de Souza = Pontuação final: 24,2 (CTG Marco das Águas)

• Juvenil Masculino:
  • 1º lugar: Eduardo Camargo Machado = Pontuação final: 26,7 (CTG Marco das Águas)

• Adulto Feminino: