RSS Lavras do Sul - RS Notícias de Lavras do Sul/RS Thu, 25 Apr 2024 07:29:57 -0300 Thu, 25 Apr 2024 07:29:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://lavrasdosul.rs.gov.br/rss Situação das estradas é pauta de reunião entre prefeitura e comunidades rurais Tue, 02 Apr 2024 10:49:15 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1436/?situacao-das-estradas-e-pauta-de-reuniao-entre-prefeitura-e-comunidades-rurais.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1436/?situacao-das-estradas-e-pauta-de-reuniao-entre-prefeitura-e-comunidades-rurais.html Na última quarta-feira (27) representantes de comunidades rurais de Lavras do Sul se reuniram com o prefeito Sávio Prestes e equipe de governo para discutir políticas públicas para o desenvolvimento rural, como a manutenção das estradas.
Os populares fizeram reivindicações sobre a situação das estradas rurais, problema antigo onde a prefeitura vem estudando a necessidade de uma ampla manutenção nas estradas para atender os produtores que precisam escoar suas produções e facilitar o acesso até mesmo do transporte escolar.

A Adminitração Pública tem esse principal papel, de ir ao encontro das comunidades, conhecer de perto a real situação de cada uma a fim de poder atender a todos com presteza e qualidade, com isso, o prefeito Sávio Prestes, junto a equipe de governo, irá atender às reivindicações dos moradores, estabelecendo prazos e organização de intervenções em cada órgão da prefeitura responsável pelas demandas.

Algumas ações já começaram a sair do papel, como por exemplo, a terceirização de serviços de hora máquina para conservação, manutenção e recuperação das estradas do munícipio. Nesse primeiro momento, o trabalho da empresa contratada será de fazer reparos nos trechos mais críticos de estradas rurais e garantir a trafegabilidade, seguindo cronograma estabelecido pelo COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). A intenção é resolver de vez o problema das estradas rurais que tem tirado o sossego das pessoas que moram ou trabalham no campo.
]]>
Tratativas da ERS 473 ainda são pautas na Administração Pública Mon, 25 Mar 2024 08:54:37 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1435/?tratativas-da-ers-473-ainda-sao-pautas-na-administracao-publica.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1435/?tratativas-da-ers-473-ainda-sao-pautas-na-administracao-publica.html A convite do Deputado Estadual, Luis Fernando Mainardi (PT), o Prefeito Sávio Prestes acompanhado do Secretário Municipal de Administração, Diego Afonso, estiveram reunidos com o Secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costela e do Sr. Érico Razera, Diretor da empresa São João Transportes, na pauta a Rodovia ERS 473 - "Lavras x Bagé" - que fica intransitável em dias de chuva.

O trabalho a partir de agora, baseia-se em aguardar um relatório da empresa São João, onde detectará os pontos mais críticos da estrada, para então a Superintendência de Bagé, realizar as melhorias na rodovia. Por parte do Executivo Municipal, será feito contato com as Secretarias de Obras de Dom Pedrito e Bagé para uma futura força tarefa, se necessário, de materiais ou equipamentos.

Ainda com essa mesma pauta, o Prefeito e o Secretário estiveram na Diretoria Geral do DAER, reunidos com o Chefe de Gabinete, Pablo Teixeira, onde satisfatoriamente avançaram nas tratativas das melhorias e manutenções de conservação dos trechos mais críticos da ERS 473. A partir da ordem de serviço do Secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costela e da agilidade e interesse do Chefe de Gabinete do DAER, Pablo Teixeira, em breve, inicia-se o serviço de reparos, sob orientação do Superintendente Bagé, Engenheiro Nelson Martins.
]]>
Prefeitura de Lavras do Sul terceiriza serviços para conservar estradas rurais Tue, 12 Mar 2024 09:22:27 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1434/?prefeitura-de-lavras-do-sul-terceiriza-servicos-para-conservar-estradas-rurais.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1434/?prefeitura-de-lavras-do-sul-terceiriza-servicos-para-conservar-estradas-rurais.html  
A conservação das estradas rurais tem sido um grande desafio para os administradores. Poeira na seca, barro e atoleiros nas chuvas e muitos buracos fazem parte da rotina de quem mora e trabalha no campo. Para tentar mudar esse quadro, o Prefeito Sávio Prestes, junto a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), decidiu terceirizar o serviço de horas máquinas para manutenção, conservação e recuperação das estradas do município, que hoje é feito por equipes da própria Prefeitura.
Nesse primeiro momento, o trabalho da empresa contratada será de fazer reparos nos trechos mais críticos de estradas rurais e garantir a trafegabilidade, seguindo cronograma estabelecido pelo COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). A intenção é resolver de vez o problema das estradas rurais que tem tirado o sossego das pessoas que moram ou trabalham no campo, e, reforçar o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Transportes (SMOT).


]]>
NOVO MODELO DE OUVIDORIA DÁ MAIS VOZ AO CIDADÃO LAVRENSE Fri, 22 Sep 2023 10:55:14 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1433/?novo-modelo-de-ouvidoria-da-mais-voz-ao-cidadao-lavrense.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1433/?novo-modelo-de-ouvidoria-da-mais-voz-ao-cidadao-lavrense.html As Ouvidorias sempre foram canais de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal. No entanto, a partir de um novo modelo difundido pela Controladoria-Geral da União, o cidadão passará a ter mais voz nesse processo. Atendendo à Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, as Ouvidorias Municipais em todo o país estão adotando o Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP).
O MMOuP tem o objetivo de proporcionar ao cidadão a participação na gestão pública. Diferente do modelo atual, em que a Ouvidoria é um agente passivo na relação com o cidadão, agora o órgão passará a atender às necessidades da população de forma ativa. Isso significa que os usuários dos serviços públicos serão pesquisados em relação a sua satisfação com a Administração Municipal. Além disso, o novo modelo possibilitará uma gestão focada no real interesse das pessoas, com a participação do cidadão na definição de políticas públicas do Município, através do Conselho Virtual de Usuários dos Serviços Públicos.
Para adotar esta nova forma de comunicação com o cidadão, o Governo Federal disponibilizou recursos aos Municípios para a implantação do Programa de Maturidade em Ouvidorias Públicas, tanto na área da Saúde como na Administração em geral.  Dessa forma, a Ouvidoria torna-se, de fato, a porta de entrada para as necessidades da população e a Prefeitura deixará de simplesmente trabalhar “apagando fogo”, podendo agir de forma muito mais efetiva, assertiva e estratégica, a partir de dados precisos fornecidos pela população.
A médio e longo prazo, o Programa também deverá ser uma ferramenta aliada dos Gestores Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas e planejamentos voltados ao interesse da população, com o melhor aproveitamento dos recursos.
 
O que faz a Ouvidoria Municipal
A disponibilização de uma Ouvidoria é obrigatória aos órgãos públicos. Elas possibilitam a participação e o controle efetivo da gestão nas Prefeituras, pela população, recebendo reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais situações dos usuários que buscam a prestação de serviços públicos ou que contenham informações a respeito da conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização desses serviços, resultando na promoção da democracia e na garantia dos direitos dos cidadãos.
]]>
Chegada da Chama Crioula marca o início dos Festejos Farroupilhas 2023 Thu, 14 Sep 2023 12:38:29 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1432/?chegada-da-chama-crioula-marca-o-inicio-dos-festejos-farroupilhas-2023.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1432/?chegada-da-chama-crioula-marca-o-inicio-dos-festejos-farroupilhas-2023.html No início da noite desta quarta-feira (13), o grupo de cavaleiros que compõem a Cavalgada da Integração - da Chama Crioula - trouxeram até a Praça das Bandeiras, onde está situado o tradicional Galpão Crioulo, a Chama Crioula, onde foi acessa a centelha marcando oficialmente a abertura dos Festejos Farroupilhas 2023.
Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.


A abertura dos Festejos Farroupilhas 2023 contou com a participação de autoridades, como: Prefeito Sávio Prestes, Secretário de Turismo e Cultura Jorge Munhóz, Vice-presidente do Legislativo Municipal, Renan Delabary, do Comandante da Brigada Militar, Berildo Ferreira, do Presidente da Associação Tradicionalista José Benitto Chiappetta, Valdeci Souza, do Sr. Grinaldo Lima, que assumirá em breve a direção da Associação Tradicionalista, do Sr. Bento Arlei, representante do grupo Cavalgada da Integração, do Patrono 2022, André Rocha e da atual Patrona dos Festejos Farroupilhas, Sr.ª Maria da Graça Pires de Rodrigues.
Ainda para abrilhantar a primeira noite de festejos, foi realizada a troca de faixas de prendas e peões municipais do ano de 2023.
Confira:
  • 1ª Chinoquinha dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Martina Costa Remedi;
  • 2ª Chinoquinha, Rebeca Freitas de Goés;
  • 3ª Chinoquinha, Maria Tereza Silveira Sutero;
  • 1º Piazito dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – João Inácio Soares Barbosa;
  • 1ª Prenda Mirim dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Cecília Dias Lopes;
  • 2ª Prenda Mirim – Antônia Machado Severo;
  • 3ª Prenda Mirim – Laura Nascimento Bitencourt;
  • 1º Gúri dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Jorge Eronides Vieira Batista;
  • 1º Peão dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Eduardo Camargo Machado;
  • 2ª Prenda Adulta dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Joana Simões Jacobsen;
  • 1ª Prenda dos Festejos Farroupilhas 2023 de Lavras do Sul – Sofia Rodrigues de Lima;

Concurso de Intérprete abre a semana de provas dos Festejos Farroupilhas 2023

Na noite desta quarta-feira, dia 13, o início dos Festejos Farroupilhas 2023 teve como programação no Galpão Crioulo, o Concurso de Intérprete (Solista Vocal).
Vários participantes de Piquetes, DTG e CTG representaram muito bem com suas vozes as suas respectivas entidades.
O Concurso foi dividido em três categorias: mirim, juvenil e adulto, ambos feminino e masculino. No concurso, cada participante interpretrou uma música de sua escolha dentro do cancioneiro Rio-grandense, conforme regulamento.
A comissão julgadora foi composta por três jurados, sendo eles: Bianca Munhóz de Oliveira, expoente tradicionalista, Guilherme Alves Marques, declamador e compositor e Antônio Carlos Boeira, participante de vários festivais nativistas, sendo vencedor de vários deles.
Coube a comissão julgadora avaliar o ritmo, a afinação, a interpretação, fidelidade à letra e o grau de dificuldade da canção.

Confira os vencedores:

  • Mirim Feminino:
    1º lugar: Amália Costa Remedi = Pontuação final: 22,3 (CTG Marco das Águas)

  • Mirim Masculino:
  • 1º lugar: Jorge Eronides Vieira Bastista = Pontuação final: 19,9 (DGT Tropeiros da Esperança)
  • 2º lugar: João Inácio Soares Barbosa = Pontuação final: 19 (CTG Marco das Águas)

  • Juvenil Feminino:
  • 1º lugar: Joana Simões Jacobsen = Pontuação final: 27,3 (CTG Marco das Águas)
  • 2º lugar: Bethânia Teixeira de Souza = Pontuação final: 24,2 (CTG Marco das Águas)


  • Juvenil Masculino:
  • 1º lugar: Eduardo Camargo Machado = Pontuação final: 26,7 (CTG Marco das Águas)

  • Adulto Feminino:
  • 1º lugar: Erika Silva Corrêa = Pontuação final: 23,9 (CTG Marco das Águas)
  • 2º lugar: Jerusa Bastos Vieira = Pontuação final: 23 (DTG Tropeiros da Esperança)

  • Adulto Masculino:
  • 1º lugar: Sérgio Maria Martins dos Santos = Pontuação final: 29,4 (PGT Quero-Quero)
  • 2º lugar: Joaquim Omar Machado Barbosa = Pontuação final: 29,2 (CTG Marco das Águas)
  • 3º lugar: Anderson Fontoura Rodrigues = Pontuação final: 29 (PTG Lenço Amarelo)
]]>
LAVRAS DO SUL INAUGURA A COORDENADORIA MUNICIPAL DA MULHER Thu, 24 Aug 2023 09:44:04 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1430/?lavras-do-sul-inaugura-a-coordenadoria-municipal-da-mulher.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1430/?lavras-do-sul-inaugura-a-coordenadoria-municipal-da-mulher.html

Na última quarta-feira (23), a Administração Municipal inaugurou a sede da Coordenadoria Municipal da Mulher em Lavras do Sul. O projeto é oriundo da Consulta Popular do ano de 2018, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Câmara e Vereadores.
A Coordenadoria tem por objetivo, assessorar, apoiar articular e acompanhar ações e políticas públicas voltadas a mulheres, como combate aos mecanismos de subordinação, exclusão e violência, visando buscar a promoção da cidadania feminina e da igualdade entre os gêneros.

O evento contou com a presença de entidades lavrenses, empresas que apoiaram o projeto, mulheres da comunidade ligadas a luta e da equipe de Governo do Executivo Municipal, além do Promotor de Justiça do município, Dr. Gustavo Alexandre Ritter e da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cândida Navarro, de Bagé.

A implantação da Coordenadoria foi realizada através de um trabalho conjunto na Consulta Popular, com participação principalmente da comunidade: “Já captamos aproximadamente R$5.000.000,00 - cinco milhões de reais - em recursos para o município através da Consulta Popular, junto com uma equipe que acredita e trabalha. Lavras do Sul sempre se destaca no maior índice de votos na Consulta – e é através desse programa que vamos continuar implantando melhorias em nossa cidade – vamos arrumar nossas pontes, fomentar nosso turismo e trazer cada vez mais para a cidade, projetos de somem, como a Coordenadoria da Mulher.” – Destacou a Secretária Municipal de Planejamento, Mica Machado – responsável pela Consulta Popular.

Outras autoridades se manifestaram, como o Vice-prefeito Sérgio Santos: “É um dia especial para estarmos aqui hoje, é um trabalho que apoiamos desde o início.” – argumenta Santos.

 A Secretária Municipal de Assistência Social Cláudia Garcia, também se pronunciou: “Já tivemos e temos, muito casos de feminicídio em nossa cidade, precisamos interferir e pegar na mão dessa mulher e ajudar, fazê-la perceber que não está sozinha, nós estamos aqui para isso. Tenho orgulho em fazer parte desta gestão, a qual realiza políticas públicas para mulheres.” – destaca a Secretária Cláudia.

Em sua fala, o Prefeito Sávio Prestes destacou que irá lutar cada vez mais por políticas públicas, sendo esse um dos diferenciais da atual gestão – a luta para melhor atender as necessidades da comunidade: “Eu apoio a luta feminina, sou contra a qualquer tipo de violência. É pelo bem-estar e segurança da população que colocamos a nossa equipe na rua e transformamos os problemas da comunidade em solução. Vamos por em prática mais políticas públicas em prol dos lavrenses, as pessoas precisam se sentir amparadas e assistidas. Espero conseguir alcançar cada vez mais objetivos nesse mandato.” – finalizou Prestes.

O maior número de ocorrências que temos em Lavras do Sul atualmente, é o de violência contra a mulher: “De duas a três vezes na semana, temos uma ocorrência referente a esse assunto.” - destaca o Comandante da Brigada Militar, Berildo Ferreira.

Na ocasião, a Sr.ª Loeci Simões, agente funerária do munícipio de Lavras do Sul, foi homenageada em razão do seu trabalho voluntário direcionado as crianças carentes da cidade.
Há três anos Loeci restaura brinquedos para presentear as crianças no natal, contando com a ajuda do grupo Voluntários da Olaria, coordenado pela moradora do bairro, Alexandra Munhós: “Foi vendo tantas bonecas que precisavam ser restauradas, que resolvi começar o trabalho de restauração de brinquedos. Conto com a ajuda do Grupo Voluntários da Olaria – através da Alexandra Munhós. Todas as roupas e demais reformas nos brinquedos são feitas à mão, esse trabalho também é realizado com a Filial da Funerária Santo Antônio, de Caçapava do Sul. Sei que não posso mudar muita coisa, mas a cada ano venho fazendo minha parte, para que cada vez mais crianças tenha um sorriso no rosto no natal.”

A Administração Municipal foi pioneira na implantação de Políticas Públicas para Mulheres, isso mostra o resultado de uma soma de esforços dos Poderes Públicos.
A sede da Coordenadoria da Mulher fica no antigo CBEM – Rua João Ricardo de Souza, n.º 250 - e tem como Coordenadora a Sr.ª Dalva Légia de Lima Vieira, a qual ocupava antes o cargo de Diretora do Centro do Bem-estar do Menor e Adolescente.

Uma nova história, para muitas mulheres, inicia aqui.

]]>
FESTEJOS FARROUPILHAS 2023 NA TERRA DO OURO Mon, 14 Aug 2023 10:44:16 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1429/?festejos-farroupilhas-2023-na-terra-do-ouro.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1429/?festejos-farroupilhas-2023-na-terra-do-ouro.html O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será o Centenário da Revolução de 1923, e, por unanimidade, a Professora Maria da Graça Rodrigues, engajada na cultura tradicionalista foi escolhida como a patrona.
A Semana Farroupilha iniciará na quarta-feira, 13 de setembro e seguirá até a próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, feriado do Dia do Gaúcho.
A abertura oficial com a fusão das centelhas, será realizada às 18h30 no dia 13, no Galpão Crioulo na Praça das Bandeiras. Entre as atrações, o destaque está nos shows artísticos, atividades educativas - como uma gincana escolar - e, no encontro de grandes artistas nos concursos realizados anualmente.
Para o último dia de programação, haverá o desfile temático na Rua Dr. Pires Porto, alusivo ao tema: Centenário da Revolução de 1923.
 
]]>
LAVRAS DO SUL FOI SEDE DA INSTALAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DA MINERAÇÃO Fri, 04 Aug 2023 09:54:33 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1428/?lavras-do-sul-foi-sede-da-instalacao-da-frente-parlamentar-da-mineracao.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1428/?lavras-do-sul-foi-sede-da-instalacao-da-frente-parlamentar-da-mineracao.html Aconteceu nesta última quinta-feira, dia 03, a instalação da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Região da Campanha, o evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul.
A Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha, é presidida pelo Deputado Estadual Paparico Bacchi (PL), e foi oficialmente instalada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 8 de dezembro de 2021, durante ato solene realizado na Câmara de Vereadores de Candiota – onde prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, sindicais e empresariais de Candiota, Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Herval, participaram da solenidade que marcou o início dos trabalhos da frente parlamentar que tem apoio de outros 19 parlamentares.
A instalação iniciou com a apresentação de um vídeo institucional mostrando a importância da mineração, na sequência, a abertura se deu com a fala do Deputado Estadual Paparico Bacchi e do Prefeito Sávio Prestes.
"Lavras do Sul vive um momento histórico, neste ano em que completou 141 anos, é a primeira vez que uma frente parlamentar se instala na terra do ouro para discutir mineração, é a primeira vez que temos uma região inteira reunida aqui discutindo um tema que traz trabalho, emprego e renda e é o que poderá manter nossos jovens aqui no munícipio", destacou o Prefeito em discurso.
Participaram deste grande evento os municípios de Candiota, Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito e Hulha Negra.


Confira na íntegra a live clicando aqui.


]]>
Gestão: Prefeita, Vice-prefeito e Vereadores mirins fazem visita ao Gabinete do Prefeito Tue, 23 May 2023 10:49:14 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1427/?gestao-prefeita-vice-prefeito-e-vereadores-mirins-fazem-visita-ao-gabinete-do-prefeito.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1427/?gestao-prefeita-vice-prefeito-e-vereadores-mirins-fazem-visita-ao-gabinete-do-prefeito.html Nesta terça-feira, 23, os estudantes que participam do Projeto Prefeito Mirim, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, realizaram uma visita técnica ao gabinete do Prefeito Sávio Prestes e demais setores do centro administrativo. Na ocasião, eles tiraram dúvidas sobre o funcionamento do Executivo, os principais desafios dos gestores municipais e como esse Poder se relaciona com o Legislativo. O encontro é uma das atividades que as jovens autoridades passarão nesta legislatura, que começou em maio e vai até o próximo ano.
Em atividade proposta pelo Prefeito Sávio Prestes, os jovens divididos entre Executivo e Legislativo solicitaram propostas, as quais foram acatadas pelo Prefeito e em breve terão retorno.
Acompanhavam a governança mirim, o Secretário Municipal de Educação, Marcírio Jaacobsen, o Secretário Municipal de Administração, Diego Afonso, a Prof.ª Kely Seixas.
O Prefeito recepcionou as visitas acompanhado do Vice-prefeito, Sérgio Santos.


]]>
INFORME: MOTORISTAS DE APLICATIVOS E TÁXI DEVEM ATUALIZAR O SEU CADASTRO Tue, 16 May 2023 18:40:13 -0300 https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1426/?informe-motoristas-de-aplicativos-e-taxi-devem-atualizar-o-seu-cadastro.html https://lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1426/?informe-motoristas-de-aplicativos-e-taxi-devem-atualizar-o-seu-cadastro.html
A Prefeitura de Lavras do Sul, informa aos que atuam como motoristas de aplicativos e táxi no município, devem comparecer ao Centro Administrativo, das 8h às 14h, para realizar a atualização de cadastro. Necessário estar munido de documentos, conforme as LEIS N° 3.677, de 27 de julho de 2021 e Nº 3.678/2021.
Mais informações telefone: (55) 3282.1244 ou na sede da Prefeitura de Lavras do Sul, Rua Cel. Meza, 373.


]]>