Os vencedores serão conhecidos no Smart Cities Park, evento que tratará da inovação na gestão municipal.

Com o projeto Farmácia do Bem, o município de Lavras do Sul, está na final do 4º prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, concedido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A cerimônia de premiação acontece no nesta quarta-feira, dia 23, em Nova Petrópolis, junto à programação do Smart Cities Park, evento que tratará da inovação na gestão municipal. Mais de 550 trabalhos foram inscritos por 220 municípios.
O trabalho finalista que foi desenvolvido pela Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cardoso, tem o intuito de ajudar pacientes que tem dificuldades em organizar a sua rotina de medicação.
A organização dos remédios são através de caixas organizadoras, confeccionadas pela própria farmacêutica, que separa com todo cuidado as medicações. Utilizando a prescrição do médico, Renata orienta e explica para o paciente qual é cada medicamento, sua função e como o mesmo deve ser utilizado, bem como os períodos que deve ser tomado: manhã, tarde ou noite.
Após as recomendações, a caixinha vai para casa com o paciente, e, quando o paciente não consegue se deslocar até a Farmácia Básica Municipal, a Farmacêutica vai até a sua casa.
Um dos objetos deste projeto, é auxiliar o paciente a não se automedicar, mas sim, seguir a orientação correta do médico. O projeto que iniciou a poucos meses, caiu no gosto da comunidade. Com isso, se auxilia os pacientes a tomarem a sua medicação correta, diminuindo o descarte de medicamentos e a saúde fica em dia. Realmente uma Farmácia do Bem, onde quem precisa de orientação pode buscar ajuda.
O Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais.

Data de publicação: 23/11/2022