A estiagem acontece pelo baixo índice pluviométrico na região, causando problemas para as lavouras, bem como para as pastagens plantadas e os campos nativos.

O município de Lavras do Sul enfrenta novamente uma estiagem severa neste verão, em questão do baixo índice pluviométrico na região, causando problemas para as lavouras, bem como para as pastagens plantadas e os campos nativos. O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), onde a Sr.ª Mica Machado, gestora da pasta, é Coordenadora da Defesa Civil, e das demais pastas, como Agricultura em nome do Secretário, Ivo Lopes e Obras, da Sr.ª Carolina Machado, vem se reunindo desde janeiro do corrente ano com entidades, como: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul, EMATER, COMDER (Conselho de Desenvolvimento Rural), através de produtores rurais - e demais membros da equipe do Executivo e Legislativo Municipal – essa, através de sua Comissão de Agricultura, para tratar de iniciativas que visem amenizar os prejuízos causados pela seca.
Após ouvir todas as manifestações, o Executivo Municipal preocupado com os danos causados pela estiagem, e tendo todos os índices comprobatórios, decretou Situação de Emergência no município.

Em 2022, houve uma estiagem severa no verão e pouca chuva no inverno e primavera, o que agravou mais a seca deste ano, em relação ao ano passado. A Secretaria Municipal de Agricultura vem realizando um trabalho incansável na distribuição de água potável no interior do município, são mais de 30 mil litros distribuídos diariamente.

Data de publicação: 01/02/2023