A Coordenadoria implantada através de recursos da Consulta Popular de 2018, pretende desenvolver mecanismos de combates a violência feminina.

Na última quarta-feira (23), a Administração Municipal inaugurou a sede da Coordenadoria Municipal da Mulher em Lavras do Sul. O projeto é oriundo da Consulta Popular do ano de 2018, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Câmara e Vereadores.
A Coordenadoria tem por objetivo, assessorar, apoiar articular e acompanhar ações e políticas públicas voltadas a mulheres, como combate aos mecanismos de subordinação, exclusão e violência, visando buscar a promoção da cidadania feminina e da igualdade entre os gêneros.

O evento contou com a presença de entidades lavrenses, empresas que apoiaram o projeto, mulheres da comunidade ligadas a luta e da equipe de Governo do Executivo Municipal, além do Promotor de Justiça do município, Dr. Gustavo Alexandre Ritter e da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cândida Navarro, de Bagé.

A implantação da Coordenadoria foi realizada através de um trabalho conjunto na Consulta Popular, com participação principalmente da comunidade: “Já captamos aproximadamente R$5.000.000,00 - cinco milhões de reais - em recursos para o município através da Consulta Popular, junto com uma equipe que acredita e trabalha. Lavras do Sul sempre se destaca no maior índice de votos na Consulta – e é através desse programa que vamos continuar implantando melhorias em nossa cidade – vamos arrumar nossas pontes, fomentar nosso turismo e trazer cada vez mais para a cidade, projetos de somem, como a Coordenadoria da Mulher.” – Destacou a Secretária Municipal de Planejamento, Mica Machado – responsável pela Consulta Popular.

Outras autoridades se manifestaram, como o Vice-prefeito Sérgio Santos: “É um dia especial para estarmos aqui hoje, é um trabalho que apoiamos desde o início.” – argumenta Santos.

A Secretária Municipal de Assistência Social Cláudia Garcia, também se pronunciou: “Já tivemos e temos, muito casos de feminicídio em nossa cidade, precisamos interferir e pegar na mão dessa mulher e ajudar, fazê-la perceber que não está sozinha, nós estamos aqui para isso. Tenho orgulho em fazer parte desta gestão, a qual realiza políticas públicas para mulheres.” – destaca a Secretária Cláudia.

Em sua fala, o Prefeito Sávio Prestes destacou que irá lutar cada vez mais por políticas públicas, sendo esse um dos diferenciais da atual gestão – a luta para melhor atender as necessidades da comunidade: “Eu apoio a luta feminina, sou contra a qualquer tipo de violência. É pelo bem-estar e segurança da população que colocamos a nossa equipe na rua e transformamos os problemas da comunidade em solução. Vamos por em prática mais políticas públicas em prol dos lavrenses, as pessoas precisam se sentir amparadas e assistidas. Espero conseguir alcançar cada vez mais objetivos nesse mandato.” – finalizou Prestes.

O maior número de ocorrências que temos em Lavras do Sul atualmente, é o de violência contra a mulher: “De duas a três vezes na semana, temos uma ocorrência referente a esse assunto.” - destaca o Comandante da Brigada Militar, Berildo Ferreira.

Na ocasião, a Sr.ª Loeci Simões, agente funerária do munícipio de Lavras do Sul, foi homenageada em razão do seu trabalho voluntário direcionado as crianças carentes da cidade.
Há três anos Loeci restaura brinquedos para presentear as crianças no natal, contando com a ajuda do grupo Voluntários da Olaria, coordenado pela moradora do bairro, Alexandra Munhós: “Foi vendo tantas bonecas que precisavam ser restauradas, que resolvi começar o trabalho de restauração de brinquedos. Conto com a ajuda do Grupo Voluntários da Olaria – através da Alexandra Munhós. Todas as roupas e demais reformas nos brinquedos são feitas à mão, esse trabalho também é realizado com a Filial da Funerária Santo Antônio, de Caçapava do Sul. Sei que não posso mudar muita coisa, mas a cada ano venho fazendo minha parte, para que cada vez mais crianças tenha um sorriso no rosto no natal.”

A Administração Municipal foi pioneira na implantação de Políticas Públicas para Mulheres, isso mostra o resultado de uma soma de esforços dos Poderes Públicos.
A sede da Coordenadoria da Mulher fica no antigo CBEM – Rua João Ricardo de Souza, n.º 250 - e tem como Coordenadora a Sr.ª Dalva Légia de Lima Vieira, a qual ocupava antes o cargo de Diretora do Centro do Bem-estar do Menor e Adolescente.

Uma nova história, para muitas mulheres, inicia aqui.

Data de publicação: 24/08/2023