O catálogo te faz um convite para percorrer os casarios antigos e suas memórias.

No final de 2021, a Agência de Turismo Rota do Ouro, da turismóloga Fernanda Ricalde Teixeira Carvalho, teve seu projeto sobre paredes escaioladas das zonas rural e urbana de Lavras do Sul aprovado pelo Pró-Cultura RS por meio do Edital 07/2021 – FAC PATRIMÔNIO – SEDAC/RS. O projeto registrou essas paredes em fotos, as quais foram organizadas em um catálogo físico e outro digital, disponível no link abaixo, em formato PDF, deixando de certa forma, um legado para as gerações atuais e futuras sobre as inúmeras escaiolas feitas por mestres fingidores vindos de Portugal e por seus aprendizes brasileiros.
O catálogo que foi lançado durante a Feira do Livro de 2023, é um inventário dos trabalhos realizados e preservados até hoje, embora muitas paredes já estejam pintadas, perdendo o elemento cultural, objeto desse trabalho, que visa a conservação da memória coletiva sobre as casas, os espaços e as famílias.
A iniciativa é uma forma de valorizar o patrimônio cultural existente em Lavras do Sul, pouco valorizado e conhecido, e servirá de apoio ao desenvolvimento do turismo cultural: “O projeto tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento da população com os elementos integrados à arquitetura, buscando a valorização do trabalho e das técnicas construtivas do passado, e também a mão de obra artística que desenvolveu tais elementos, como as escaiolas”, comenta a coordenadora Fernanda Carvalho.
Ao total foram fotografados 66 cômodos – objetivo proposto e alcançado –, e isso aconteceu por meio da comunidade, que foi muito receptiva. Os proprietários são preocupados com a questão da manutenção das paredes e dos demais elementos, como ladrilhos, forros, madeiramento e outras pinturas decorativas presentes no interior das casas, além das fachadas - isso porque há uma lacuna no mercado de trabalho para as demandas em restauro.
A proprietária da Rota do Ouro contou com uma equipe para realizar o trabalho: os jornalistas Bruno Fernandes e Cristiana La Rocca, o designer gráfico Matheus Duarte Leandro, o arquiteto Thiago Ribeiro e a contadora Luzia Brum Corrêa.
Além deste projeto, Fernanda salienta que pode realizar outros no futuro e investir no atual: “Cada projeto desenvolvido abre a possibilidade de novos projetos serem pensados” finaliza a turismóloga.

Clique aqui para fazer o download do Catálogo.

Data de publicação: 15/05/2023

Créditos das Fotos: Bruno Fernandes