O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a presença do governador Eduardo Leite.

O atual projeto tem por finalidade, apoiar a expansão e consolidação da iniciativa Alianza del Pastizal por meio de assistência técnica, incentivos e financiamento de projetos produtivos que aliem maior produtividade para a agropecuária associado à conservação, a fim de reduzir a perda de biodiversidade no Bioma Pampa e contribuir com os desafios das mudanças climáticas.

É com esses objetivos que foi lançado pela manhã deste sábado, dia 15, o projeto Alianza Mais, prevendo investimentos ao longo dos próximos cinco anos em favor de produtores, incluindo mulheres e jovens rurais, comprometidos na conservação dos campos nativos do Pampa.
O projeto é da Associação para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil/Alianza del Pastizal), em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Através do cofinanciamento da Save Brasil e do Brde ao longo do projeto será disponibilizado uma linha de crédito especial, com incentivo à fundo perdido (blended finance) para viabilizar investimentos em modelos de produção inovadores e sustentáveis, que irão ajudar a gerar maior renda para os produtores pecuários do Bioma Pampa. O principal foco da linha crédito especial são investimentos na cadeia produtiva da carne, mas abrindo a possibilidade de apoio a outras tecnologias e atividades econômicas, como geração de energia com fontes renováveis, investimentos em outras cadeias produtivas, incluindo o turismo, vitivinicultura, olivicultura, entre outras.
O evento contou com a participação do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e com a equipe do Executivo Municipal, acompanhados do Prefeito em exercício, Sérgio Santos.

Data de publicação: 15/04/2023

Créditos das Fotos: Maurício Tonetto