Mês do Abril Azul pretende informar e esclarecer dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autismo

O fim de semana foi de ações em Lavras do Sul para chamar a atenção da comunidade para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorre todo ano no dia 2 de abril. Neste domingo, uma caminhada reuniu a comunidade que vestia azul - cor do “Abril Azul” - mês dedicado a intensificar as atividades que tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autismo (TEA).
A campanha nacional apresentou neste ano o tema “Mais informação, menos preconceito”. Para marcar a data e levar conhecimento para a população, na sexta-feira (31), o Prefeito Sávio Prestes e sua equipe do Executivo Municipal, participaram da 1ª Audiência Pública sobre o Autismo que teve como tema: "PANORAMA ATUAL DO AUTISMO EM LAVRAS DO SUL: AVANÇOS E DESAFIOS, COMO RESOLVÊ-LOS?".
O evento alusivo ao mês de Conscientização Sobre o Autismo que aconteceu na Câmara de Vereadores contou com autoridades do município e teve como palestrante a Senhora Luciana Medina, Presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil e seu filho Bernardo Medina, assim como profissionais que trabalham na referida área e membros da comunidade.
Ainda no sábado (01/4), houve um bate papo com a Psicóloga infantil e musicista, Paulinha Corrêa, seguido de jantar de confraternização das famílias da TEAjudando no Clube Comercial.
Esses eventos mostram um passo maior que estamos dando, mas, já estamos de mãos dadas com essa causa desde o início.

O TEA

O TEA é classificado como um dos transtornos do neurodesenvolvimento e se caracteriza pelas dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos restritos ou repetitivos. É classificado em grau leve, moderado e severo. Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

Saiba mais: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/

Data de publicação: 03/04/2023