O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, seguindo o seu roteiro de reuniões públicas nos municípios integrantes, esteve no último dia 29 de janeiro, em Lavras do Sul, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Na abertura dos trabalhos, o Presidente Renato Taiffke Zenker cumprimentou a todos salientando a importante participação de Lavras do Sul no movimento de defesa do Rio Camaquã, desde a época do CIDERCA-Consórcio Intermunicipal de Defesa do Rio Camaquã, até os dias atuais através da representação da Prefeitura Municipal no Comitê Camaquã. O Secretário Municipal de Meio Rural e Meio Ambiente de Lavras do Sul, Sr. Ricardo Félix Hass, deu as boas-vindas aos representantes ressaltando a importância do Plano de Bacia como instrumento a definir as futuras políticas públicas para a gestão das águas nos municípios. De acordo com a pauta, foram aprovadas as atas n.ºs 10 e 11/2015 e aprovado o calendário de reuniões para o ano de 2016, a saber: 29/02 em Turuçu, 31/03 em Encruzilhada do Sul, 29/04 em Santana da Boa Vista, 31/05 em Cristal, 30/06 em Canguçu, 29/07 em Camaquã, 29/08 em Caçapava do Sul, 30/09 em Amaral Ferrador, 31/10 em Tapes, 29/11 em Bagé, e 29/12 em Arambaré. Após, o Eng.º Civil Antônio Eduardo Lanna, Consultor da Gama Engenharia Ltda, empresa que está elaborando o Plano de Bacia do Camaquã, apresentou os cenários futuros qualitativos e quantitativos das águas para a bacia hidrográfica do Camaquã, de acordo com os resultados do Prognóstico, fase B do processo de planejamento da bacia. Na sequência, a estudante Carem Martins Teixeira - Presidente do Comitê Mirim de Bacia Hidrográfica, fez um relato das atividades desenvolvidas dentro do Projeto Comitê Mirim no município de Lavras do Sul, destacando os problemas ambientais existentes relacionados aos recursos hídricos. Por fim, os representantes parabenizaram o trabalho sugerindo ações de continuidade, inclusive que os resultados sejam considerados no Plano de Bacia.

Fonte: Comitê da Bacia do Rio Camaquã

Data de publicação: 02/02/2016