Mobilização para melhorias nas RSC-473 e 357, aconteceu nesta sexta-feira em Lavras do Sul

Uma grande mobilização, que envolve moradores e produtores rurais de Bagé, Lavras do Sul e São Gabriel aconteceu nesta sexta-feira, dia 1º de julho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul. A reunião que iniciou às 11h, alinhou ações sobre as estradas que ligam Bagé a Lavras do Sul e São Gabriel.
Embora a RSC-473 seja conhecida como a "Estrada Bagé x Lavras", existe uma diferença fundamental.
A RSC-473 é a rodovia que liga Bagé a São Gabriel, passando pelos interiores de Dom Pedrito e Lavras do Sul. Já a ERS-357, leva até a cidade de Lavras do Sul, a partir do entroncamento com a RSC-473. Por isso que a mobilização está sendo conjunta.
Nas últimas semanas cresce a pressão para que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) agilize o andamento de obras. Usuários da RSC-473, a "estrada Bagé x Lavras" reclamam, além da morosidade dos trabalhados, do mau estado de conservação da rodovia em diversos trechos. A obra de pavimentação prevê o asfaltamento de 22,7 km, desde a saída da BR-293 em Bagé até o distrito de Torquato Severo, no município de Dom Pedrito. A obra está incluída no Plano de Obras 2021-2022 do Governo do Estado do RS. O cronograma original previa a finalização das obras para outubro de 2022. A obra está orçada em R$ 35 milhões.
No último dia 27, em São Gabriel, foi realizado um protesto pelas más condições da RSC-473 e também da RSC-630 - que liga o município a Dom Pedrito. As principais cobranças são as recuperações de trechos críticos da estrada, principalmente em relação a alagamentos, comuns em dias de chuva. Por algum tempo os manifestantes bloquearam um trecho da RSC-630, em frente ao Frigorífico Floresta, a 9 quilômetros do trevo de entrada da cidade.
Contudo, nesta sexta-feira, dia 01, aconteceu no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul, importante reunião com produtores rurais, comunidade em geral e lideranças regionais para tratar de uma solução à RSC 473 e 357, onde os presentes no encontro, expuseram as suas opiniões, assim como os Prefeito da região; Bagé, São Gabriel e Dom Pedrito - se colocaram a disposição do Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes a ajudar com maquinários e o que mais for preciso.
Em agenda na capital na quarta-feira, dia 29/6, o Prefeito Sávio Prestes, solicitou ao Chefe de Gabinete do DAER, Pablo Teixeira, sua vinda à Lavras do Sul na próxima semana, onde irá se reunir integrantes do movimento e demais lideranças regionais para juntos acharem uma solução para a estrada que é o principal meio de acesso à educação, economia e saúde.

Fonte: Bruno Fernandes/Ascom PMLS

Data de publicação: 01/07/2022