O projeto Câmbio é uma iniciativa pioneira que traz um novo olhar para o esporte na terceira idade, promovendo saúde, socialização e qualidade de vida
A prática esportiva na terceira idade ganha cada vez mais espaço, e um exemplo disso é o projeto Câmbio, que vem para transformar a vida de idosos integrantes do Projeto Conviver. Realizado na Praia do Paredão, o projeto oferece modalidades de câmbio (voleibol adaptado), proporcionando benefícios físicos e emocionais aos participantes.
O projeto Câmbio é uma iniciativa pioneira que traz um novo olhar para o esporte na terceira idade, promovendo saúde, socialização e qualidade de vida por meio da mobilidade adaptada do voleibol para pessoas a partir de 50 anos. Mais do que um jogo, o câmbio fortalece laços, incentiva a prática esportiva e mostra que nunca é tarde para se movimentar e fazer parte de uma equipe.
O projeto foi idealizado pelo estudante de Educação Física, Vitor Barreto e é desenvolvido pela Assessoria Municipal de Esportes, através da Responsável Liliane Dias. O câmbio traz muitos benefícios, dentre eles melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a agilidade e a força muscular, além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a circulação sanguínea e ainda contribui para o controle do peso e para o desenvolvimento da autonomia.
Especialistas destacam que a atividade física na terceira idade ajuda a melhorar a mobilidade, prevenir doenças e fortalecer a autoestima. Com o sucesso da iniciativa, a organização já planeja expandir as atividades para alcançar ainda mais idosos interessados em uma vida mais saudável e ativa.
O projeto segue aberto para novos participantes, reforçando que nunca é tarde para começar a se movimentar e aproveitar os benefícios do esporte.