Garantir o acesso à saúde, através de atendimento de qualidade e ágil é a marca da nova gestão

Desde o ano passado, algumas consultas estavam suspensas, deixando assim os pacientes que necessitavam na espera. Desde o dia 2 de janeiro, o novo Governo iniciou atualizando o sistema de marcação de exames e consultas, pontapé inicial para conseguir desburocratizar e realizar novos e antigos atendimentos, que ao todo, até essa quinta-feira, 15, somam mais de 200 atendimentos de pacientes que aguardavam.
 
Segundo o Secretário de Saúde, Diego Afonso, a demora para realizar a consulta se dava pela falta de atualização nos sistemas: "Anteriormente, os sistemas de marcação de exames e consultas não eram abastecidos com informações dos pacientes, o que é necessário para atualização do cadastro. Não tendo essas informações atualizadas, automaticamente irá gerar atrasos e o paciente, provavelmente, ficará sem consultar, pois será suspenso." Comenta Afonso.
 
O secretário ainda informou que muitos dos pacientes que aguardavam uma consulta não tinham retorno, pois muitas vezes não estavam cadastrados no sistema.

Importantes cirurgias que estavam suspensas também foram realizadas: "Tínhamos uma paciente que estava há 8 meses na fila de espera para uma cirurgia de cateterismo, em três dias a situação dela foi resolvida, não muito diferente de outro paciente que estava no aguardo de uma cirurgia oftalmológica há 1 ano, mas, com muita boa vontade, conseguimos já com que o paciente, nesta quinta-feira, 16, realizasse os exames pré-operatórios, um grande passo rumo à tão aguardada cirurgia." Finaliza o secretário.
 
A Secretaria de Saúde está reorganizando toda a pasta para melhor atender os lavrenses, e ainda ressalta que está no aguardo da liberação do município de Bagé para conseguir marcar as ressonâncias dos pacientes.

Os agendamentos de consultas, marcação de exames, podem ser realizados via WhatsApp, das 8h ao meio-dia, pelo n.º (55) 99603.9108 ou na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Lavras do Sul, no Setor de Regulações.

Ainda tratando de atendimentos, a Presidente da Fundação Médica Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa, Elisa Pergher, informa que entre 01 e 15 de janeiro, o hospital já atendeu 509 pacientes. Garantir o acesso à saúde, através de atendimento de qualidade e ágil ao cidadão lavrense, vem sendo prioridade para o atual Governo.

Data de publicação: 16/01/2025

Créditos: Comunicação Prefeitura