Brasão do Município

O Brasão Municipal, idealizado por Jorge Schwartz, foi aprovado pela Lei Legislativa n° 1, 65, de 09 de Maio de 1965 durante a gestão do prefeito Dante Teixeira La-Rocca e obedece ao seguinte:
"Escudo dividido em três partes: a primeira, em fundo verde com um arrado, representando a agricultura como símbolo do aproveitamento da terra na produtividade, alimentação e subsistência do povo: a segunda, em fundo amarelo e nele representada a c abeça de um touro, como símbolo característico da pecuária, principal fonte da rentabilidade e evolução econômica do Município; a terceira, um garimpeiro em plena labuta cotidiana, representa o marco inicial da povoação, que teve origem em, então, lucrativo comércio da mineração. Abaixo do escudo vemos a faixa em cor amarela, com letras pretas e o dístico com nome da cidade, as datas da fundação e emancipação política e a legenda TERRA DO OURO, como tradicionalmente é conhecida a região. Este conjunto está encimado por uma coroa mural em preto e ouro que, em heráldica, designa uma cidade grande pelo progresso e foi fortificada pela união - que ora sintetiza o Poder Público Municipal".

 Hino do Município

Antecipando a comemoração do Centenário do município, foi instituído um concurso para dotar a data de um hino.
O vencedor foi Edson Machado e seu trabalho integrou todos os atos oficiais da programação.
Foi executado pelas Bancas da 3ª BCMec e da Brigada Militar de Santa Maria, que aqui vieram, além de ter sido interpretado pelo coral da Escola Dr. Bulcão.

Letra da Música: Edson Machado

Hino do Município
 
Lavras do Sul
Terra de monumentos naturais.
Teus f ilhos sempre te inaltecem,
Não te esquecem jamais.

Lavras do Sul
Pepita encrustada nos montes
Onde o ouro e a virtude
Representam coisas normais.

Estribilho
A passagem do teu centenário
Faz feliz nossos corações
Tua história, o amor e o trabalho
Orientam novas gerações

A lavoura, a pecuária, a psiagem
Dessa terra de povo gentil,
Teus filhos elevam teu nome
Ao anais da História do Brasil.
Estribilho.

 Bandeira Municipal

Até o ano de 1978, o Município de Lavras do Sul ainda não tinha uma bandeira oficial. Naquele ano, porém o Prefeito Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira encaminhou um projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, criando a bandeira do Município, cujo desenho foi idealizado pelo Br. Amparo Carvalho, Oficial de Gabinete do Prefeito.
A bandeira foi hasteada pela primeira vez no dia 31 de Agosto de 1978, por ocasião da saída do Fogo Simbólico da Pátria, para o Estado, em homenagem a Poty Medeiros, lavrense que se destacou na vida pública nacional, que ao falecer, era presidente da Liga de Defesa Nacional.

Compartilhe!